Sorocaba 06/04/2020
Prezados condôminos,
Diante do recrudescimento da situação da pandemia no país e das perspectivas de agravamento nas próximas semanas da situação da saúde, o governo do Estado de SP decidiu pela continuidade do período de quarentena até o dia 22/04.
Levando-se em conta que atualmente a movimentação de pessoas no residencial consiste em:
- 221 moradias habitadas, totalizando aproximadamente 660 moradores;
- 54 obras em andamento, com uma média de 5 funcionários por obra, totalizando 270 pessoas, o que representa 40% a mais de pessoas em relação aos moradores;
- 10 entregas por dia por obra em média, com no mínimo duas pessoas por entrega;
- Um número importante de domésticas que continuam trabalhando nas residências, jardineiros esporádicos e outros prestadores avulsos (gás, CPFL, SAAE, delivery, etc);
Visto esse volume de pessoas as quais não temos condições físicas de controlar, além de não efetuarmos novos cadastros e nem controle de obras, visto que manteremos nossos funcionários em home office, e, seguindo as orientações e recomendações das autoridades do Estado e da saúde do país, a diretoria e o conselho fiscal do Residencial Chácara Ondina decidem que as medidas definidas e informadas nos comunicados 001, 002 e 003 de 19/03/2020, 25/03/2020 e 02/04/2020, respectivamente, se estenderão até o dia 22/04/2020.
Tais medidas estão em linha com as tomadas pelas autoridades de saúde nacionais, estaduais e municipais, as quais tem vigência até o dia 22/04/2020.
Estamos atentos às orientações sanitárias de forma que estas medidas serão atualizadas conforme as autoridades imponham nova situação.
Assim sendo, reiteramos que:
- Todos os serviços de obras continuarão suspensos até o dia 22/04, data em que as restrições definidas pelas autoridades estão válidas;
- Todos os serviços essenciais como segurança, manutenção e limpeza do residencial continuam mantidos;
- Serviços nas residências, como: empregadas, babás, piscineiros e jardineiros são de responsabilidade e decisão do proprietário/morador das residências;
- Solicitamos que no caso dos prestadores de serviços avulsos, não sejam requeridos se eles forem maiores de 60 anos, pois são do grupo de risco com maior vulnerabilidade;
- A administração e o engenheiro Emerson Gimenez continuarão em home office, conforme informado no comunicado de número 002-2020 datado em 25/03/2020;
- Em relação ao uso das quadras, permanecerão abertas; porém solicitamos a não utilização;
- Recomendamos, assim como fazem as autoridades do Estado, fortemente evitar reuniões com convidados nas residências, isto, devido a estarmos entrando no período mais crítico da pandemia, o que pode agravar a situação familiar e do residencial se tivermos contágio por pessoas contaminadas vindas de fora.
Financeiro
Em relação aos aspectos financeiros, informamos que os boletos emitidos e com vencimento em 10/04, serão mantidos para pagamento na data prevista, visto não haver tempo hábil para quaisquer alterações.
Nos boletos a serem emitidos para pagamento a partir de 10/05, não será incluído o valor referente ao Plano Diretor (R$ 0,15 m²) em função deste, o Plano, se encontra implementado nos aspectos aprovados na última assembleia, havendo a necessidade de nova discussão e aprovação ou não da continuidade com novos investimentos, o que deverá ser feito na assembleia anual.
Em função da situação atual, não estamos prevendo a realização da assembleia em abril, como definido no regulamento interno, mas somente após o fim das restrições sociais impostas pelas autoridades em função da pandemia. Até lá, o valor do condomínio será mantido sem reajuste, o que deveria ocorrer no boleto de maio, e sem o rateio para implementação do Plano Diretor, o que significa, para um terreno típico de 327m², uma redução de 11,54% ou R$ 49,05 na mensalidade.
Estamos avaliando permanentemente a realidade econômica dos contratos vigentes, de forma a não comprometer dentro do possível os fornecedores e nossa saúde financeira.
Casos de pagamentos da mensalidade condominial que requeiram atenção especial, deverão ser encaminhados à diretoria, através do administrador, Cesar Tardelli, para análise e equacionamento.
Informamos ainda que estas medidas poderão ser revistas a qualquer momento em vista de alterações que os governos possam definir.
Desta forma, adotamos uma atitude responsável de cuidado e respeito com o próximo.
FIQUE EM CASA, PROTEJA SUA FAMÍLIA E A COMUNIDADE.
Atenciosamente,
Diretoria Chácara Ondina Conselho Fiscal