Sorocaba, 12 de maio de 2020
Aos proprietários e moradores,
Em função do último comunicado sobre a covid-19, onde informamos o fechamento das quadras esportivas, dentre outras medidas, recebemos diversos e-mails solicitando a liberação da quadra de tênis, inclusive com sugestão de se realizar assembleia geral para consulta ao respeito, indagando sobre o uso de máscaras no interior do residencial, alegando cerceamento da liberdade de ir e vir, perguntando sobre uso ou não das áreas verdes como praças e passeios, solicitando o aumento de prestadores nas obras, cobrando maior controle nas obras e apoiando as medidas adotadas.
Este documento visa responder da melhor forma possível a todos que se manifestaram e ao mesmo tempo manter informada toda a comunidade do nosso residencial em relação às decisões tomadas pela diretoria e conselho fiscal.
Todas as medidas adotadas têm sido previamente avaliadas, discutidas, de forma criteriosa, e estão embasadas nas atribuições e obrigações definidas no Estatuto do Residencial tanto para a Diretoria como para o Conselho Fiscal e sometidas ao parecer do nosso jurídico.
Inicialmente queremos fazer um pequeno resumo das medidas preventivas que temos tomado no intuito de proteger nossa comunidade, de forma a minimizarmos os riscos de disseminação do vírus covid-19 em nosso residencial:
- aquisição pela empresa de jardinagem, por solicitação nossa, de nebulizador para a nebulização das ruas, praças, parquinhos e áreas comuns, a fim de mantermos essas áreas desinfetadas de forma a minimizar os riscos para quem as frequenta;
- compra de tapete sanitizante para desinfecção do calçado dos prestadores que adentram no residencial pela portaria de pedestres;
- fornecimento de todo o material necessário para desinfecção das áreas comuns, ruas, portarias, equipamentos de controle de acesso etc;
- implementamos controle de prestadores e entregadores no momento de entrada no residencial, de forma a observar o cumprimento do Decreto 25.733/20 da Prefeitura de Sorocaba quanto ao uso de máscaras nas vias públicas, como são as nossas ruas internas;
- nosso engenheiro, que estava em home office, voltou a realizar a fiscalização das obras, o que hoje está sendo feito diariamente, verificando e orientando a necessidade do uso de máscaras, a não aglomeração de pessoas e uso de EPIs da construção civil, como as próprias máscaras. Calçados, luvas, protetores auriculares e vestimentas são obrigatórias, conforme as Normas Regulamentadoras NR 06-EPI e NR 01 do Ministério do Trabalho e Emprego;
- divulgação e distribuição de materiais educativos e informações sobre proteção contra contaminações nas obras.
Esforços têm sido feitos, e continuamos fazendo, para proteger nossa população e os que nos frequentam, seja a trabalho ou visitantes nas residências, além de atender as decisões tomadas pelas autoridades públicas e de saúde do país, estado e município.
Cabe ressaltar que a cidade de Sorocaba é a pior dentre todas as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba no quesito isolamento social, com apenas 43% de atendimento nos últimos dias; o avanço da doença poderá chegar muito mais forte se não nos cuidarmos, isto poderá fazer com que não haja leitos suficientes para que os que venham a ser infectados possam ser atendidos em sua totalidade, trazendo a morte e desgraça às famílias afetadas.
Nossas atitudes visam exatamente procurar manter nossa comunidade livre de contágio o mais possível, estando cientes que isso não será possível totalmente, mas se a sociedade como um todo conseguir segurar a velocidade de crescimento das contaminações, teremos aportado nosso grão de areia para que quem venha a necessitar auxílio médico o tenha, e possa ser atendido e sobreviver, e não virar mais um número dos tantos já existentes.
Respondendo a todos os que solicitaram informações e todas as outras solicitações, informamos que:
- A liberdade de ir e vir em momento algum foi ou será cerceada, pois é garantia legal e não temos poder nem intenção de assim proceder. Agora, a liberdade individual, em momentos excepcionais como este, pode ser mitigada em prol do interesse coletivo, que se for necessário, deverá ser definido pela autoridade competente.
- Pelos motivos expostos no comunicado anterior que liberou a retomada das obras, não faremos alterações nesse momento. Lembramos que nossa responsabilidade em relação à segurança das pessoas nas obras é de orientação, fiscalização e, se for o caso, interdição, mas apenas se a construção estiver sendo executada em desacordo com as normas estabelecidas em nosso estatuto. É de absoluta responsabilidade do proprietário e do construtor o cumprimento de todos os aspectos de segurança, higiene e comportamental dos trabalhadores em cada obra, assim como o cumprimento das normas legais aplicáveis à construção civil indicadas mais acima.
- Não podemos abrir exceções para o uso da quadra de tênis. Outros condomínios mantém suas quadras fechadas muito antes da nossa decisão, como por exemplo o Granja Olga, Alphaville 4, Vila dos Ingleses, Giverny (com os quais temos contatos constantes a respeito), o que trouxe pessoas não proprietárias a utilizar nossas quadras de forma indevida, além de potencializar o risco de contágio para nossa população.
- O uso das máscaras é definido no Decreto 25.733 da Prefeitura de Sorocaba, datado em 04/05/2020, que entre outras medidas, torna obrigatório seu uso em vias públicas. Nosso residencial oferece uma gama muito boa para passeios, caminhadas e pontos de descanso. Não temos nem pretendemos ter poder de fiscalizar o uso das máscaras, mas recomendamos que pelo bem comum sejam utilizadas, lembrando que a autoridade exige seu uso.
- Sabemos que não é fácil conviver com crianças permanentemente nas casas, mas cabe aos pais a responsabilidade de cuidar pela saúde deles e da comunidade. As nossas praças não estão fechadas e nem o parquinho, razão pela qual são sanitizadas três vezes por semana, assim como as ruas internas e áreas comuns. Recomendamos apenas que os pais sejam cautelosos, utilizem máscaras e pratiquem o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.
Entendemos todos os inconvenientes que esta pandemia impõe, também somos afetados, diretoria e conselho fiscal, mas ela passará. Hoje pode ser um desconhecido o afetado, amanhã poderá ser um de nós ou um ser querido nosso.
Este é um momento que nos chama para a união, para provarmos que somos comunitários, temos empatia, somos solidários para com todos nossos vizinhos e hoje, em especial, com os mais desfavorecidos.
Todos somos vítimas desta pandemia e cabe a nós fazer nossa parte para evitar o risco de um contágio que não queremos, de forma que neste momento cabe a cada um dar sua contribuição em prol de todos.
Temos o privilégio de morar em um residencial como o nosso, mas não podemos descuidar da nossa saúde nunca, e menos neste momento tão difícil para nossa sociedade.
Finalmente, reforçamos que estamos atentos às decisões e orientações das autoridades, de forma que estas medidas poderão ser revistas a qualquer momento.
Agradecemos a todos a participação, apoio, entendimento e cooperação nestes dias tão demandantes para todos nós.
Aproveitamos para reforçar o convite a participar do mutirão de doações de alimentos que estamos efetuando junto com o Fundo de Solidariedade do Município em prol dos mais necessitados em nossa cidade.
Orientação nas obras uso de máscaras Sanitização acesso pedestres e desinfecção de calçados
Desinfecção de parquinho e praça
Diretoria e Conselho Fiscal Chácara Ondina